9 de julho de 2016

Viagem ao Vale dos Vinhedos

A viagem ao Vale dos Vinhedos, realizada entre 17 e 20 de setembro, foi muito boa. Nem mesmo a chuva forte que nos acompanhou durante todo o período atrapalhou o passeio. Contamos com a companhia dos amigos Cristiano, Valdirene, Gilberto e Julia. Foram dias muito agradáveis, visitando vinícolas, comendo muito bem e provando vinhos excelentes.

O fim de semana prolongado começou ainda na quinta-feira com uma rápida passagem por Gramado. Como iríamos para a região de colonização italiana, optamos por um restaurante alemão neste primeiro dia. Escolhemos o Höppner, que apesar de ser meio caro serve uma comida saborosa. Eu matei a vontade de comer um Käsespätzle. Estava muito gostoso.

Passeamos então um pouco por Gramado e seguimos para Garibaldi, onde encontraríamos o seu Adolfo Lona. Cris e Val já estavam lá nos esperando. Seu Adolfo conseguiu até que a Val provasse alguns vinhos! Como sempre, fomos muito bem recebidos. Após provarmos os excelentes espumantes do seu Adolfo, fomos jantar no Primo Camilo. Comemos muito bem durante a viagem toda, mas este foi o meu jantar preferido. Provamos um franco com molho de morango acompanhado por risoto de ervas. Não vejo a hora de poder voltar lá.

Na sexta-feira, eu preferi ficar no hotel estudando, mas Claudio, Cris, Gilberto e Julia fizeram duas visitas na parte da manhã. Quando retornaram, fomos almoçar no restaurante Casa Madeira, que faz parte dos negócios da Casa Valduga. Nós ficamos hospedados ao lado, na Villa Valduga. Morgana e Jana nos receberam e responderam a todas as nossas perguntas. Comi codorna pela primeira vez na vida e uma comida com toque italiano de primeira. Em seguida, visitamos o Jardim Leopoldina, onde fizemos uma degustação de cervejas e de sorvetes. O lugar é lindo. Lembramos da Wine Run realizada em 2014. A chegada foi no campo de futebol ao lado do Jardim Leopoldina. À noite, só consegui comer uma sopinha de agnoline.

Na manhã de sábado eu tinha um compromisso na UCS. Nesse meio tempo, Cris, Claudio e Val visitaram Galópolis e a loja de bebidas Tumelero. O almoço foi no sempre bom Danúbio, restaurante bem tradicional de Caxias. Na parte da tarde voltamos à Luiz Argenta, em Flores da Cunha. O lugar é lindo e a vinícola é mesmo impressionante. Eu estava bem cansada nesse momento, mas ainda assim deu para aproveitar a visita e as informações nos passadas pela Silvia.

À noite, acompanhados ainda pela Eliane, pelo Luis e pela Zilá, comemoramos meu aniversário no Restaurante Maria Valduga. Os pratos estavam deliciosos. Para fazermos um brinde, bebemos o Blush, de que gosto muito. Depois seguimos com um pinot noir.


O encerramento destas miniférias foi com uma visita à Vinícola Salton. Fiquei impressionada com a estrutura. Fomos muito bem recebidos pelo Tiago, que explicou de maneira clara e completa o funcionamento da Salton e sobre os vinhos degustados. Provamos alguns dos melhores vinhos da Salton, como Desejo 2008, Septimus 2009, Lucia Canet e série Gerações (o espumante José Salton e o tinto Antonio Nini Valduga 2011). Voltamos felizes.

2 comentários:

Rodrigo Rosa disse...

Que passeio bacana. Ótimo termos amigos para fazer passeios e viagens juntos. Legal demais!!!

Abraços

Le Vin au Blog disse...

Oi, Rodrigo!
Sim. Esses amigos são mesmo muito queridos e supercompanheiros. A viagem foi inesquecível. :)
Beijo,
Rafaela